Bombas Hidráulicas ou bombas hidrostáticas são bombas de deslocamentos positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotação ou ciclo.
Como nas bombas hidrostáticas a saída do fluido independe da pressão com exceção de perdas e vazamentos, praticamente quase todas as bombas necessárias para transmitir força hidráulica em equipamento industrial em maquinaria em construção e em aviação.
As bombas são classificadas basicamente em dois tipos: hidrodinâmicas e hidrostáticas.
Bombas Hidrodinâmicas:
São bombas de deslocamentos não-positivo, usadas para transferir fluidos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas são raramente usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.
Generalidades:
As bombas são utilizadas, nos circuitos hidráulicos, para converter a energia mecânica em energia hidráulica. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba. A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico. As bombas hidráulicas são consideradas o coração de um equipamento, elas que fornecem à máquina a força necessária para trabalhar conforme o planejado.
As bombas hidráulicas têm a função de gerar pressão para movimentar os fluidos que compõem o sistema hidráulico. Funciona basicamente pela ação mecânica de criar um vácuo parcial na entrada da bomba, o que faz com que a pressão atmosférica force o fluido para fora do tanque pela linha de sucção. Por sua vez, a bomba a empurra para a saída, forçando-a a suportar a pressão do sistema hidráulico. Como todo equipamento, as bombas hidráulicas também estão propensas a possíveis problemas. Basicamente os problemas que ocorrem nas bombas hidráulicas surgem com alguns indícios (modos de falha), que são: aumento gradativo de ruído e aquecimento acima do normal. E alguns desses problemas são: Cavitação, ar no sistema, propriedades do óleo, e desgastes.
Se você está precisando realizar alguma reforma, manutenção ou fabricação, conta conosco!
Comantec Pneumática e Hidráulica, uma empresa totalmente dedicada a sempre fazer o melhor para seus clientes e proporcionar toda qualidade desde o atendimento até o final de uma compra! A empresa de confiança tem nome, número e endereço, COMANTEC.