O sistema pneumático na indústria traz muitas vantagens para o processo produtivo. A precisão dos movimentos, baixo custo de manutenção, produtividade e grande flexibilidade do uso são apenas algumas delas. Dentro desse mecanismo, os cilindros pneumáticos, ou pistões pneumáticos, são peças fundamentais. Você sabe como esses componentes funcionam?
O que são Cilindros Pneumáticos?
Os cilindros pneumáticos são componentes que convertem o ar comprimido em força ou movimento. Assim, em sistemas de automação pneumática, eles são os responsáveis pela movimentação da máquina.
O dispositivo atua em consonância com diversos outros equipamentos para fazer o sistema funcionar, como válvulas, conexões, filtros, tubos e reservatórios.
Sua estrutura é bastante simples, sendo formado por uma câmara fechada (tubo de alumínio), uma haste e um êmbolo. Essa simplicidade é o suficiente para prover bastante eficiência ao dispositivo e a todo sistema pneumático.
Como funcionam?
Existem diferentes tipos de pistões pneumáticos, cada um produzindo um tipo específico de função. A versão mais simples é a simples ação, que é muito simples de operar. Basicamente existem dois tipos, ação simples com mola e sem mola.
👉 Ação simples com mola: pode ficar em repouso com haste avançada ou com haste retraída. Como é acionado? Através de uma válvula, que por sua vez apenas injeta ar comprimido na parte onde a mola não está instalada. Quando a pressão do ar comprimido cessa, a mola retorna a haste ao estado de repouso.
👉 Ação simples sem mola: o que a traz de volta ao repouso é uma força externa, como um peso, uma caixa ou qualquer coisa que force a barra de volta ao seu estado inicial. Na prática, quanto maior for o diâmetro do cilindro, maior será sua força.
No entanto, os cilindros mais utilizados são os cilindros de dupla ação, que movem o cilindro em ambas as direções, retraem e estendem. Neste caso, o cilindro desloca-se para o lado oposto onde é injetado o ar comprimido.
Para isso, em qualquer modelo de cilindro, é necessária uma válvula. Ele direciona o ar comprimido para garantir a ativação do cilindro.
Conclusão:
Para cada modelo e diâmetro de cilindro, é aplicada uma válvula específica para garantir o funcionamento adequado.
Cilindros de dupla ação, suas versões estão disponíveis em variações, haste reta com ou sem regulagem, haste dupla, giro frontal, dupla, etc. Funcionam de forma semelhante à dupla ação, mas apresentam vantagens proporcionais à sua aplicação. Todos os modelos mencionados possuem muitos acessórios que podem ser usados para tirar o máximo proveito do dispositivo. Sempre é necessária uma válvula ou conjunto de válvulas para direcionar a entrada e a saída do ar comprimido no cilindro.
Pode contar com a Comantec para manter total qualidade e desempenho dos cilindros pneumáticos da sua máquina. Estaremos à disposição para lhe atender!